Antes de falarmos sobre como atrair mais clientes, precisamos ter em mente como funciona o mecanismo do marketing, aliás você sabe alguma definição de “marketing”? a definição que mais nos agrada é a de Philip Kotler:
Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro
Sem produto
não há cliente
Sem cliente
não há lucro
Sem Lucro a cadeia produtiva
se quebra por não ser sustentável.
De um modo geral o Marketing como ferramenta de geração de lucro, foi se dividindo e tomando outras formas ou atuando em outras frentes, como:
Que trata da forma como se apresentar e causar uma boa impressão tanto na sociedade como no mundo dos negócios
Que trata do conjunto de ações de divulgação e comunicação dentro do ambiente digital, internet e meios eletrônicos.
Que trata da forma de divulgação em massa, utilizando estratégias criativas para atingir o maior número de pessoas possível.
É uma área específica do marketing que trata das estratégias para aumento da procura de determinados produtos por atacadistas, varejistas ou distribuidores, gerando aumento das vendas e reforçando o valor agregado das marcas.
Que trata da forma como nos relacionamos com pessoas ou clientes, no que diz respeito a engajamento e fidelização, inclui também a estratégia de pós venda.
Que trata das mesmas coisas do marketing digital, mas integrando as diversas plataformas e formas de integração com os clientes, sendo mais interativo e assertivo.
Que trata de uma modalidade de negócios onde o lucro é dividido entre uma rede de pessoas organizadas hierarquicamente, sendo que o percentual de comissionamento está relacionado com o nível em que o profissional está na cadeia de produtividade.
É uma área específica do marketing que trata da divulgação de produtos ou serviços através do fornecimento de conteúdo relevante, visando atrair o publico alvo em torno de sua marca, gerando reconhecimento da qualidade e idoneidade pela transparência e demonstração de autoridade no assunto, produto ou serviço.
O problema está quando investimos nosso potencial, verba, tempo e criatividade para produzir um produto que é importante para um público alvo (cliente), mas que para justificar o investimento inicial precisa vender uma quantidade pré determinada, e assim, se obter algum lucro no projeto.
Por exemplo:
Uma pessoa que chamaremos de Paulo, desenvolveu um produto extremamente útil, fabricado em fibra de carbono, e investiu um bom dinheiro no design, moldes, processos de fabricação, embalagem, etc. O custo desse setup foi de R$ 200.000,00 e o valor médio de mercado do produto é de R$ 60,00 por peça, vendendo por esse valor, a margem de lucro é de 30%. Só falaremos em lucro real se o investimento inicial for coberto, ou seja, se o ROI (return on investment) for positivo. Portanto, para cobrir o investimento inicial seria necessário vender 11.111 peças, e a partir desse número, cada peça dará um lucro verdadeiro de R$ 18,00. Isso é bastante básico e todos que já possuem uma empresa sabem muito bem como funciona.
O projeto não teve uma análise de marketing, ou ela foi feita erradamente. Será preciso reestudar o mercado a cadeia produtiva e o público alvo, entre outras coisas. E elaborar um plano de Marketing adequado, levando em consideração os erros cometidos, já que o produto é extremamente útil. Muitas vezes ótimos produtos ou serviços, acabam encalhando nas prateleiras por erros na estratégia de marketing.
Em momentos de crise, muitas empresas fecham suas portas, mas outras tantas enxergam oportunidades, e com um plano de marketing bem elaborado conseguem obter êxito e muito lucro. Não é a crise que determina os rumos do negócio, mas que atitudes tomamos diante das adversidades. Existem muitas formas de se obter sucesso em momentos de crise.
No trabalho realizado em pesquisa, entendimento e criatividade.
No valor que isso vai agregar ao produto em beneficio do público-alvo/consumidor nas necessidades e desejos do cliente que podem nos gerar lucros.
O funil de vendas é um modelo estratégico do marketing digital que mostra a jornada de um cliente desde o primeiro contato até a concretização da compra. Ou seja, é a representação de todo o caminho que o cliente percorre até a realização da compra.
No marketing digital, o processo de compra é uma jornada e acontece por etapas, ou seja, o cliente passa por momentos que o fazem amadurecer para a decisão de compra.
Topo do Funil de Vendas – É o momento em que o cliente tem uma necessidade ou vontade e passa a pensar na possibilidade de algum produto ou serviço que vá atender essa necessidade ou vontade. É a fase do aprendizado e a descoberta.
Meio do Funil de Vendas – É momento de pesquisar e amadurecer a ideia de realizar a compra. É o momento em que o potencial cliente se torna um lead. É a fase do reconhecimento do problema e a consideração da solução.
Fundo do Funil de Vendas – É o momento da realização da compra. Depois de todas as considerações, pesquisas, análises e avaliações sobre a solução, ele toma a decisão da compra. Posteriormente, a recomendação após a compra.
Existem 3 passos fundamentais de como criar um funil de vendas:
1 – Mapeamento da Jornada de Compra – O objetivo é descobrir quais as necessidades, comportamento e níveis de contato e interação dos seus leads. Ferramentas como sites, blogs, redes sociais e lojas virtuais você pode refinar as informações para entender como cada plataforma move até o fundo do funil de vendas. É possível fazer o mapeamento de forma automatizada utilizando ferramentas específicas para isso.
2 – Definição de Milestones – Após o mapeamento, é preciso definir os marcos que mostram que um cliente amadureceu e está mais consciente de que seu produto ou serviço por solucionar suas necessidades. As milestones são importantes para saber exatamente quando o cliente passou para a etapa seguinte do funil de vendas, e dessa forma, utilizar estratégias para convencê-lo a passar para a última etapa do funil de vendas que é a decisão de compra.
3 – Definição das Etapas do Funil de Vendas – Seu objetivo é dar suporte à jornada de compra, possibilitando as estratégias necessárias para que o lead avance do topo para o fundo do funil de vendas. Com isso, é possível criar os gatilhos certos e estratégicos para que o lead avance pelas etapas.
A Goodworks atua há mais de 15 anos no mercado de Marketing Digital, atuamos com as melhores ferramentas do mercado e profissionais capacitados para desenvolver as melhores estratégias para a sua empresa.
Desenvolver um funil de vendas é um trabalho que necessita de experiência, estratégias e ferramentas capazes de otimizar a jornada de compra, e dessa forma, aumentar as vendas e o faturamento de sua empresa.
Portanto, é crucial contar com a ajuda de uma Agência de Marketing Digital como a Goodworks para realizar o serviço com excelência.
A Persona é um “personagem” que representa o cliente ideal para o seu negócio. A persona é baseada em dados e características de clientes reais, como o comportamento, dados demográficos, necessidades, desafios, preferências, objetivos, etc.
A persona é uma ferramenta de segmentação de mercado e é a base para criar as estratégias do marketing digital.
A criação da persona varia de acordo com o seu tipo de negócio, basicamente, é preciso pesquisar sobre: Quem são seus clientes, onde moram, faixa etária, gênero, com o que trabalham, como se informam, quais suas necessidades, gostos, preferências, objetivos, etc.
Com base nessas informações, é possível criar um perfil que sintetize as principais características dos clientes, obtendo a persona de seu cliente ideal.
A persona é uma das principais ferramentas do marketing digital, pois permite que a sua marca crie estratégias alinhadas ao seu público, sendo capazes de atender a demanda de suas necessidades.
Entender profundamente o seu cliente é fundamental para atender suas expectativas. Ao prestar um atendimento, seja na venda de produto ou a realização de um serviço, entregamos soluções que eles esperam que atendam suas necessidades e a forma como realizamos isso é o que torna a experiência de compra boa ou ruim.
A criação de uma persona, favorece o desenvolvimento de estratégias de comunicação diferenciadas e precisas e dessa forma, conquistar novos clientes e fidelizar os antigos.
Entendendo a fundo seu cliente através da criação de uma persona como estratégia de marketing digital, é possível proporcionar uma excelente experiência em sua jornada de compra fazendo com que sua marca se torne memorável.
A linguagem que será usada como estratégia de marketing digital será definida pela persona.
É com base na persona que serão definidas todas as campanhas e ações para a captação de novos clientes.
Entender seus clientes é uma forma de humanizá-los e transformá-los de números em pessoas com quem você deve se relacionar e saber que eles não querem apenas comprar algo, mas sim, encontrar soluções para suas necessidades e melhorar suas vidas.
A persona proporciona essa nova visão de negócio para a sua empresa, elevando sua marca à outro patamar.
A Goodworks atua há mais de 15 anos no mercado de Marketing Digital, atuamos com as melhores ferramentas do mercado e profissionais capacitados para desenvolver as melhores estratégias para a sua empresa.
Nossa experiência é necessária para que possamos te ajudar a criar a persona de seu negócio e criar estratégias inteligentes de marketing digital para que sua empresa conquiste muitos novos clientes e tenha um aumento nas vendas.
Portanto, é crucial contar com a ajuda de uma Agência de Marketing Digital como a Goodworks para realizar o serviço com excelência.