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Como atrair clientes e obter lucratividade em tempos de crise?

Antes de falarmos sobre como atrair mais clientes, precisamos ter em mente como funciona o mecanismo do marketing, aliás você sabe alguma definição de “marketing”? a definição que mais nos agrada é a de Philip Kotler:

Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro

As figuras centrais do marketing são,
cliente, o produto e o lucro.

Sem produto  
não há cliente 

Sem cliente
não há lucro

Sem Lucro a cadeia produtiva
se quebra por não ser sustentável.

O que queremos quando falamos em marketing, é fazer com que esse quadro funcione perfeita e ininterruptamente.

Muitos clientes | Comprando muitos produtos | Gerando muito lucro

De um modo geral o Marketing como ferramenta de geração de lucro, foi se dividindo e tomando outras formas ou atuando em outras frentes, como:

Marketing Pessoal

Que trata da forma como se apresentar e causar uma boa impressão tanto na sociedade como no mundo dos negócios

Marketing Digital

Que trata do conjunto de ações de divulgação e comunicação dentro do ambiente digital, internet e meios eletrônicos.

Marketing Viral

Que trata da forma de divulgação em massa, utilizando estratégias criativas para atingir o maior número de pessoas possível.

Trade Marketing

É uma área específica do marketing que trata das estratégias para aumento da procura de determinados produtos por atacadistas, varejistas ou distribuidores, gerando aumento das vendas e reforçando o valor agregado das marcas.

Marketing de Relacionamento

Que trata da forma como nos relacionamos com pessoas ou clientes, no que diz respeito a engajamento e fidelização, inclui também a estratégia de pós venda.

Marketing Multiplataformas ou Omnichannel

Que trata das mesmas coisas do marketing digital, mas integrando as diversas plataformas e formas de integração com os clientes, sendo mais interativo e assertivo.

Marketing Multinível

Que trata de uma modalidade de negócios onde o lucro é dividido entre uma rede de pessoas organizadas hierarquicamente, sendo que o percentual de comissionamento está relacionado com o nível em que o profissional está na cadeia de produtividade.

Inbound Marketing

É uma área específica do marketing que trata da divulgação de produtos ou serviços através do fornecimento de conteúdo relevante, visando atrair o publico alvo em torno de sua marca, gerando reconhecimento da qualidade e idoneidade pela transparência e demonstração de autoridade no assunto, produto ou serviço.

De uma forma geral, todos os meios de interação do marketing estão voltadas para o cliente, e sem ele, não existe sentido em se fortalecer marcas, divulgar produtos ou serviços ou ainda melhorar sua imagem.

O problema está quando investimos nosso potencial, verba, tempo e criatividade para produzir um produto que é importante para um público alvo (cliente), mas que para justificar o investimento inicial precisa vender uma quantidade pré determinada, e assim, se obter algum lucro no projeto.

Por exemplo:

Uma pessoa que chamaremos de Paulo, desenvolveu um produto extremamente útil, fabricado em fibra de carbono, e investiu um bom dinheiro no design, moldes, processos de fabricação, embalagem, etc. O custo desse setup foi de R$ 200.000,00 e o valor médio de mercado do produto é de R$ 60,00 por peça, vendendo por esse valor, a margem de lucro é de 30%. Só falaremos em lucro real se o investimento inicial for coberto, ou seja, se o ROI (return on investment) for positivo. Portanto, para cobrir o investimento inicial seria necessário vender 11.111 peças, e a partir desse número, cada peça dará um lucro verdadeiro de R$ 18,00. Isso é bastante básico e todos que já possuem uma empresa sabem muito bem como funciona.

Mas e se as vendas não atingem o patamar mínimo desejado? O que fazer?

O projeto não teve uma análise de marketing, ou ela foi feita erradamente. Será preciso reestudar o mercado a cadeia produtiva e o público alvo, entre outras coisas. E elaborar um plano de Marketing adequado, levando em consideração os erros cometidos, já que o produto é extremamente útil. Muitas vezes ótimos produtos ou serviços, acabam encalhando nas prateleiras por erros na estratégia de marketing.

Mas e se o exemplo for uma empresa que tinha um produto bem pensado, que tinha seu volume de vendas dentro dos padrões desejados, mas suas vendas foram caindo a cada mês de forma inexplicável ou por retração da economia ?

Em momentos de crise, muitas empresas fecham suas portas, mas outras tantas enxergam oportunidades, e com um plano de marketing bem elaborado conseguem obter êxito e muito lucro. Não é a crise que determina os rumos do negócio, mas que atitudes tomamos diante das adversidades. Existem muitas formas de se obter sucesso em momentos de crise.

Isso nos leva a pensar que, sendo uma ciência, interfere nessas variantes:

No trabalho realizado em pesquisa, entendimento e criatividade.

No valor que isso vai agregar ao produto em beneficio do público-alvo/consumidor nas necessidades e desejos do cliente que podem nos gerar lucros.

Marketing digital – Entenda o que é o funil de vendas e como aplicar essa estratégia

Marketing digital: Funil de Vendas – O que é?

O funil de vendas é um modelo estratégico do marketing digital que mostra a jornada de um cliente desde o primeiro contato até a concretização da compra. Ou seja, é a representação de todo o caminho que o cliente percorre até a realização da compra.

Marketing digital: Funil de Vendas – Como funciona?

No marketing digital, o processo de compra é uma jornada e acontece por etapas, ou seja, o cliente passa por momentos que o fazem amadurecer para a decisão de compra.

Exemplo de um funil de vendas no marketing digital

Topo do Funil de Vendas – É o momento em que o cliente tem uma necessidade ou vontade e passa a pensar na possibilidade de algum produto ou serviço que vá atender essa necessidade ou vontade. É a fase do aprendizado e a descoberta.

Meio do Funil de Vendas – É momento de pesquisar e amadurecer a ideia de realizar a compra. É o momento em que o potencial cliente se torna um lead. É a fase do reconhecimento do problema e a consideração da solução.

Fundo do Funil de Vendas – É o momento da realização da compra. Depois de todas as considerações, pesquisas, análises e avaliações sobre a solução, ele toma a decisão da compra. Posteriormente, a recomendação após a compra.

Marketing digital: Funil de Vendas – Como aplicar essa estratégia na empresa?

Existem 3 passos fundamentais de como criar um funil de vendas:

1 – Mapeamento da Jornada de Compra – O objetivo é descobrir quais as necessidades, comportamento e níveis de contato e interação dos seus leads. Ferramentas como sites, blogs, redes sociais e lojas virtuais você pode refinar as informações para entender como cada plataforma move até o fundo do funil de vendas. É possível fazer o mapeamento de forma automatizada utilizando ferramentas específicas para isso.

2 – Definição de Milestones – Após o mapeamento, é preciso definir os marcos que mostram que um cliente amadureceu e está mais consciente de que seu produto ou serviço por solucionar suas necessidades. As milestones são importantes para saber exatamente quando o cliente passou para a etapa seguinte do funil de vendas, e dessa forma, utilizar estratégias para convencê-lo a passar para a última etapa do funil de vendas que é a decisão de compra.

3 – Definição das Etapas do Funil de Vendas – Seu objetivo é dar suporte à jornada de compra, possibilitando as estratégias necessárias para que o lead avance do topo para o fundo do funil de vendas. Com isso, é possível criar os gatilhos certos e estratégicos para que o lead avance pelas etapas.

Marketing digital: Funil de Vendas – É na Goodworks

A Goodworks atua há mais de 15 anos no mercado de Marketing Digital, atuamos com as melhores ferramentas do mercado e profissionais capacitados para desenvolver as melhores estratégias para a sua empresa.

Desenvolver um funil de vendas é um trabalho que necessita de experiência, estratégias e ferramentas capazes de otimizar a jornada de compra, e dessa forma, aumentar as vendas e o faturamento de sua empresa.

Portanto, é crucial contar com a ajuda de uma Agência de Marketing Digital como a Goodworks para realizar o serviço com excelência.

Marketing digital – Confira a importância de criar uma persona e entenda como isso impacta na sua estratégia

Marketing digital: Persona – O que é?

A Persona é um “personagem” que representa o cliente ideal para o seu negócio. A persona é baseada em dados e características de clientes reais, como o comportamento, dados demográficos, necessidades, desafios, preferências, objetivos, etc.

A persona é uma ferramenta de segmentação de mercado e é a base para criar as estratégias do marketing digital.

A criação da persona varia de acordo com o seu tipo de negócio, basicamente, é preciso pesquisar sobre: Quem são seus clientes, onde moram, faixa etária, gênero, com o que trabalham, como se informam, quais suas necessidades, gostos, preferências, objetivos, etc.

Com base nessas informações, é possível criar um perfil que sintetize as principais características dos clientes, obtendo a persona de seu cliente ideal.

Marketing digital: Como isso impacta em sua estratégia?

A persona é uma das principais ferramentas do marketing digital, pois permite que a sua marca crie estratégias alinhadas ao seu público, sendo capazes de atender a demanda de suas necessidades.

Entender profundamente o seu cliente é fundamental para atender suas expectativas. Ao prestar um atendimento, seja na venda de produto ou a realização de um serviço, entregamos soluções que eles esperam que atendam suas necessidades e a forma como realizamos isso é o que torna a experiência de compra boa ou ruim.

A criação de uma persona, favorece o desenvolvimento de estratégias de comunicação diferenciadas e precisas e dessa forma, conquistar novos clientes e fidelizar os antigos.

Entendendo a fundo seu cliente através da criação de uma persona como estratégia de marketing digital, é possível proporcionar uma excelente experiência em sua jornada de compra fazendo com que sua marca se torne memorável.

A linguagem que será usada como estratégia de marketing digital será definida pela persona.

É com base na persona que serão definidas todas as campanhas e ações para a captação de novos clientes.

Entender seus clientes é uma forma de humanizá-los e transformá-los de números em pessoas com quem você deve se relacionar e saber que eles não querem apenas comprar algo, mas sim, encontrar soluções para suas necessidades e melhorar suas vidas.

A persona proporciona essa nova visão de negócio para a sua empresa, elevando sua marca à outro patamar.

Marketing digital: Persona – É na Goodworks

A Goodworks atua há mais de 15 anos no mercado de Marketing Digital, atuamos com as melhores ferramentas do mercado e profissionais capacitados para desenvolver as melhores estratégias para a sua empresa.

Nossa experiência é necessária para que possamos te ajudar a criar a persona de seu negócio e criar estratégias inteligentes de marketing digital para que sua empresa conquiste muitos novos clientes e tenha um aumento nas vendas.

Portanto, é crucial contar com a ajuda de uma Agência de Marketing Digital como a Goodworks para realizar o serviço com excelência.

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